Frei Clemente Vendramim celebrou 100 anos de vida

Ele comemorou seu centenário no ano em que a Diocese de Umuarama completa 50 anos de criação e instalação.IMG 5376Na semana passada, aconteceu o tríduo Vocacional em comemoração aos 100 anos de vida do Frei Clemente Vendramim, com o tema: Vocação, Graça e Missão, e no domingo (20), de manhã, encerrou-se o Tríduo com a Santa Missa de Ação de Graças pela vida do religioso.

A celebração contou com a presença do Bispo da Diocese de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, padres, freis, aspirantes a freis, seminaristas, religiosos, religiosas, diáconos e fiéis. Todas as celebrações foram transmitidas pelos meios de comunicação da Diocese de Umuarama e da Paróquia São Francisco de Assis.

O Frei Clemente é vigário na Paróquia São Francisco de Assis de Umuarama e, segundo a província São Lourenço de Brindes, é o frei capuchinho mais idoso em atividade em todo o Brasil. Ele, sempre muito lúcido, deixou claro em entrevista que ainda dá para fazer muita coisa boa. “Principalmente, na questão de confissão e das missas, em que posso atender e celebrar normalmente. Eu ficarei muito aborrecido no dia em que não puder mais rezar a missa”, destaca.
IMG 5433

Quinta-feira (17), foi o primeiro dia do Tríduo, a celebração foi presidida pelo Frei Davi Nogueira Barbosa, OFMCap, de Curitiba. No fim da celebração, o Frei Clemente agradeceu a presença de todos e destacou um ponto da vida religiosa que ele gostaria de salientar. “O voto de castidade, muita gente pensa que o religioso, porque faz esse voto não ama, pelo contrário é o voto que nos faz amar muito mais. O verdadeiro religioso ama todas as pessoas”, finaliza.

O segundo dia do Tríduo foi presidido pelo Frei Valentim Pesente, OFMCap, de Cruzeiro do Oeste. Após receber algumas homenagens, o Frei agradeceu mais uma vez e disse que “fica até sem graça em receber tantas coisas”.

O marco do terceiro dia do tríduo foi o Coral dos Pequenos Cantores de São Francisco de Assis, que o frei criou na década de 1980. As crianças daquela época cresceram e alguns se reuniram para abrilhantar a celebração com suas vozes. O Frei Pedro Cesário Palma, OFMCap, de Curitiba, foi quem presidiu a celebração no sábado (19).

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos: PASCOM Paróquia São Francisco de Assis | Gabriel Rocha