Jornada da Juventude Capuchinha

“Nada nos impeça, nada nos separe e nada se interponha entre nós e Deus” (RnB 23,31)

Deus coloca em nossos corações grandes sonhos; tão grandes a ponto se só poderem se tornar realidade com a ajuda Dele. Assim acontece com a Jornada da Juventude Capuchinha (JJC). Esse é um evento que reúne jovens de várias cidades do Paraná e de Santa Catarina, para fazer uma experiência de fraternidade e alegria franciscana.
No Carnaval de 2020 acontecerá a Segunda Jornada da Juventude Capuchinha, na cidade de Almirante Tamandaré. A expectativa é da participação de 500 pessoas. São convidados a participar os jovens entre 16 e 30 anos das paróquias capuchinhas. Todo o planejamento da Jornada é uma experiência bem interessante de fraternidade e serviço, pois, os eventos, horários, equipes de trabalho e desafios são estudados por uma equipe de freis e por dois jovens líderes de cada paróquia. A Jornada é construída por jovens e para jovens.

Mas bem antes de iniciar a Jornada algumas atividades foram pensadas para envolver todos os jovens na paróquia. Pensamos em fazer atividades que contemplassem a oração, a ecologia e o compromisso social. Duas atividades que marcam a aproximação da Jornada é a passagem da Cruz de São Damião e a vigília que será um envio para os jovens que irão na Jornada. As duas outras atividades serão estabelecidas pelos jovens de cada paróquia.
A Jornada pretende ser um encontro que cative pela sua simplicidade. Ela não envolve grandes segredos, também não exige algum dom especial. A Jornada é um momento de encontro dos jovens entre si e com os freis; pois afinal, compartilhamos do mesmo carisma, e por isso somos uma grande família. É possível colocar em prática o carisma franciscano-capuchinho hoje, por isso o tema da Jornada é: “Ser um jovem Franciscano-capuchinho hoje”; e o lema: “Pôs-se a caminhar com eles” (Lc 24,15).

Publicação: Katya Suzuki
Assessoria e Comunicação Diocesana