“O cheiro de gás, garganta queimando, olhos ardendo… é terrível” diz Reginaldo no Encontro com Fracking em Buenos Aires

Em encontro do movimento “No Fracking”, Reginaldo Urbano, coordenador da Cáritas da Diocese de Umuarama, representou a diocese no encontro que aconteceu no dia 01 de Dezembro na Câmara de Deputados da Argentina, que também pretende definir estratégias conjuntas de ação para o continente.

Em entrevista exclusiva para a PASCOM da Diocese, Reginaldo faz um alerta para os riscos que toda a população corre, com a implantação do Fracking no país, ele que presencia de perto, diz: “Nesse momento apresento a mensagem da Igreja através de Dom Mamede, diretamente de Neuquén, Argentina. Estou vendo com meus próprios olhos o sofrimento dos povos originários, os agricultores… Muita doença, câncer… Contaminação da água do rio, dos poços dos agricultores, mortes de pessoas e animais, estive também com os indígenas “Mapuche” (não sei como se escreve), a situação é lamentável. De um lado o genocídio silencioso e do outro lado a Indústria petrolífera que está em crise. Somente nesses dias despediu mais de 1.500 pessoas. Tem muitas repressões de grupos e de famílias que possuem agricultura familiar e que querem seus direitos e não são ouvidos e nem atendidos. Em suma, é terrível ver um solo (vulcânico), produtivo, cheio de torres de Fracking. Aqui os pobres sofrem e estão adoecidos, quase como assinalados a espera para morrer. O cheiro de gás, garganta queimando, olhos ardendo… é terrível. As fotos são essas daí, um pouco desfocadas por que em muitos lugares não podemos parar que a polícia chega. Estamos sendo seguidos e vigiados o tempo todo.

Reginaldo está representando a Diocese de Umuarama e colhendo informações e não medindo esforços para impedir a implantação do Fracking em nosso país, estado e região. Para quem quiser saber mais informações dos perigosos do Fracking e como funcionam, podem saber mais detalhes e acompanhar o andamento através do site: www.naofrackingbrasil.com.br

Veja abaixo algumas imagens enviadas por Reginaldo para a PASCOM diocesana e mais detalhes no decorrer dessa semana em nosso site e redes sociais.