Quinta-feira Santa marca a abertura do tríduo Pascal

O Bispo Diocesano, Dom João Mamede Filho, presidiu a celebração na Catedral de Umuarama

WhatsApp Image 2021 04 01 at 20.09.18

A Semana Santa é para os cristãos católicos a Semana Maior, não porque seja cronologicamente maior do que as outras, como se tivesse mais dias, mas porque nela os cristãos celebram com intensidade o mistério mais profundo e mais importante, a partir do qual, toda a realidade faz sentido. Cada dia da Semana Santa e especialmente o tríduo Pascal, tem tal densidade que concentra em si, todo o sentido da história.
WhatsApp Image 2021 04 01 at 20.09.19 1

O Padre Othon Etienne, pároco da Paróquia Santa Clara de Assis, explica que na liturgia, as celebrações introduzem e fazem com que os cristãos vivam aqueles momentos fortes e incomparáveis da vida de Jesus Cristo, do seu mistério pascal. “A missa da Quinta-feira Santa é celebrada de manhã nas catedrais e se chama ‘Missa dos Santos Óleos e da Unidade’. O Bispo diocesano e o clero fazem a bênção dos Santos Óleos, os padres renovam suas promessas sacerdotais e o povo se compromete a rezar pelo seu Bispo. Por motivos pastorais, essa celebração pode ser alterada. Na Diocese de Umuarama, essa Missa foi transferida para o dia 03 de agosto,” conta o sacerdote.

Ele continua e detalha que, neste mesmo dia, se celebra a missa da Santa Ceia, conhecida também como a missa de Lava-pés, pelo belo sinal de Jesus lavando os pés dos discípulos, como exemplo de humildade. “Essa celebração enaltece três acontecimentos importantes. A instituição do sacramento da Eucaristia, a instituição do sacerdócio ministerial e o mandamento do amor. Assim sendo, a Igreja, dando início ao Tríduo Pascal, tem o cuidado de fazer memória da última ceia em que o Senhor, na noite que foi traído, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue, sob as espécies do pão e do vinho, e as deu aos apóstolos como alimento. Ele mandou a seus sucessores no sacerdócio que fizessem o mesmo. É por isso que, em cada missa celebrada, nós retomamos as palavras de Cristo: ‘Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue’. Um ótimo tríduo Pascal a todos, rumo à Pascoa de Cristo ”, conclui o padre.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM