Rosas que trazem alegria

Celebração com benção das rosas no Santuário Perpétuo Socorro.

004 3

No último domingo (27), a Igreja celebrou o Domingo da Alegria, representado pela cor litúrgica Rosa ou Róseo, e para coroar esse momento, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Umuarama-PR) realizou a bênção e a oração das rosas durante a Santa Missa, às 19h do mesmo dia.

Na antiguidade, esse domingo já foi chamado de Domingo das Rosas e os antigos costumavam se presentear também com elas. No século X, no quarto domingo da quaresma um papa saía do Palácio de Latrão e caminhava até a Basílica de Santa Cruz de Jerusalém, em Roma, segurando uma rosa de ouro na mão esquerda, simbolizando a alegria pela proximidade da Páscoa, e, com a mão direita, abençoava a multidão que o acompanhava.

O Papa Leão XIII trouxe a primeira rosa ao Brasil e a concedeu à Princesa Isabel, presenteando-a por ter assinado a Lei Áurea. No Santuário Nacional de Aparecida, há três rosas de ouro, a primeira foi enviada pelo Papa Paulo VI, pelos 250 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora. A segunda foi enviada pelo Papa Bento XVI, em 2006, e a terceira, pelo Papa Francisco, pelos 300 anos do encontro da imagem da Mãe Aparecida.

Por isso, esse dia é chamado de Domingo da Alegria, simbolizado pela Rosa, que, para o Cristão, significa a Páscoa que está chegando.

Publicação: Gabriel Rocha
Assessor de Comunicação Diocesana e PASCOM