A luta não acabou! Primeira votação sobre a APA é aprovada, mas ainda é necessário uma segunda votação!

Para ser efetivo, a votação sobre a APA – Área de Proteção Ambiental – do Rio Piava, deverá passar por 2 sessões de votação. Foi aprovado em 1º votação, a segunda está prevista para a próxima semana.

Art. 1, § 1 Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Através da pressão popular, por unanimidade, foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores de Umuarama, o projeto de lei complementar que delimitava a área de expansão urbana de Umuarama, incluindo os limites da APA do Rio Piava. Após a convocação por nosso Bispo, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv., na última quinta-feira, 19, toda a população de Umuarama, os fiéis de toda a região se fizeram presente na Casa de Leis de nossa cidade, em prol da Vida, em defesa da Água.

 

APA: Segunda votação também precisa ser aprovada!

APA: Segunda votação também precisa ser aprovada!

 

 

DISCURSO

Na ocasião, quem esteve representando a Diocese de Umuarama foi o Reginaldo Urbano Argentino, assessor diocesano para assuntos de ecologia. Urbano saudou todos os presentes, vereadores e vereadoras, empresários, representantes de classes e o povo de Deus.

No decorrer do seu discurso, no qual foi oferecido 10 minutos na tribuna para ser dito, Reginaldo leu uma citação da Laudato Si’, encíclica lançada pelo Papa Francisco em junho de 2015, que trata de assuntos socioambientais, ecológicos e sustentáveis, além do papel da Igreja na ação do dia a dia.

“Hipoteticamente, um município com grande índice de população doente, requer mais retirada dos cofres públicos para investimento em saúde, para tratar o que pode ser evitado com a decisão de hoje!” disse Reginaldo durante seu discurso na tribuna. Disse ainda a posição favorável da Diocese, em relação a expansão urbana: “Cabe lembrar, senhores e senhoras, que somos a favor da expansão urbana, pois todos tem o direito de ter o lugar para morar com sua família. Por isso, defendemos que seja feito com sustentabilidade à vida humana. (…) Elevemos nosso pensamento ao Criador e pedimos que o Espírito Santo ilumine o pensamento dos legisladores dessa Casa, que os comova ao bem comum e coletivo. Pedimos a benção de Deus para o bom andamento dessa sessão. Paz e Bem” encerrou Urbano.

 

AGRADECIMENTO

Venho agradecer em nome da Diocese de Umuarama a todos que nos ajudaram na mobilização para sessão na Câmara Municipal ontem, e também a presença de todos que ali estiveram manifestando pacificamente em favor da proteção da APA, da água e da vida. Parabenizo as vereadoras e vereadores que exerceram seu papel com responsabilidade e sensibilidade ao clamor do povo que os elegeram.

Mas ainda não acabou!
Queremos contar com a mesma postura e voto dos Vereadores na próxima sessão. E convocamos a população para estarem presente novamente. Ganhamos uma batalha, mas não vencemos ainda a guerra!

 

A LUTA CONTINUA

Após a aprovação do projeto, a presidente da Casa, Maria de Jesus Ornelas Valle, assim como alguns vereadores e vários representantes que fizeram uso da palavra anteriormente, lembraram a população que, para que o projeto de lei seja sancionado, é necessário não uma, mas duas votações. A primeira realizada na noite de ontem, 24, deve ser complementada com a próxima à ser realizada na segunda-feira, 30/04, às 19h30, na qual o projeto deve ser aprovado por maioria simples, 50% + 1, ou seja, dos 10 vereadores, ao menos 6 terá que ser novamente a favor do projeto.

 

 

Publicação: Diego Fernando Jacob
Publicitário e assessor de comunicação e imprensa diocesana

Fotos: Juliano Alves
Fotógrafo e assessor de comunicação diocesana